Vestibular de Medicina na unidade da UEG em Itumbiara tem 5689 concorrentes para 30 vagas

A prova única acontece no domingo (27) em Anápolis, Goiânia e Itumbiara

Vestibular de Medicina na unidade da UEG em Itumbiara tem 5689 concorrentes para 30 vagas
Unidade da UEG Itumbiara

Vai acontecer neste domingo (17), o vestibular para preenchimento de 30 vagas oferecidas pela Universidade Estadual de Goiás em sua unidade de Itumbiara.  A concorrência para este certame será de 189,63 por vaga. Foram feitas 5689 inscrições e em Itumbiara, as provas ocorrerão na Escola Municipal Dona Venância e na unidade da UEG.  Também serão aplicadas provas em Goiânia e Anápolis, conforme relação divulgada pela Núcleo de Seleção da UEG em sua página na internet.


Vestibular 2025

O Vestibular será realizado em fase única, constituída de prova objetiva, de redação e discursiva específica, no dia 27 de abril, nas cidades Goiânia, Itumbiara e Anápolis. O resultado final do certame será divulgado em 25 de junho de 2025.

Há vagas reservadas ao sistema de cotas, voltadas a candidatos que, comprovadamente, sejam oriundos de rede pública da educação básica, negros, indígenas ou pessoas com deficiência. São oferecidas ainda duas vagas suplementares aos quilombolas.

A previsão para o início das aulas é agosto de 2025, de acordo com o edital de convocação dos aprovados em primeira chamada.

História do curso de Medicina em Itumbiara na UEG

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Goiás – UEG é ofertado na Unidade Universitária de Itumbiara, localizada na região Sul do estado. A Unidade de Itumbiara oferta outros cursos da área da saúde, como Enfermagem e Farmácia e, com isso, o curso de Medicina veio para agregar no rol de cursos da área da saúde provocando um fortalecimento mútuo dos cursos da Unidade.

O anúncio oficial foi feito ainda no ano de 2017, ano que marca o inicio do processo de preparação para abertura do mesmo. A partir de então, foram feitos investimentos na UEG Itumbiara para que a mesma pudesse ofertar o curso com a qualidade que o mesmo requer.

Em 2018 foi realizado o primeiro concurso público para docentes médicos que atuariam no curso. No mesmo ano, foi feito o primeiro processo seletivo (vestibular) para ingresso no ano de 2019.

O segundo vestibular aconteceu no final do ano de 2019 para ingresso em 2020. A partir deste mesmo ano, o Conselho Superior Universitário (CsU/UEG) compreendeu que era necessário suspender o vestibular para que o curso pudesse ser melhor estruturado.

Desde então, a UEG segue investindo nas melhorias necessárias para garantir uma boa formação aos discentes, bem como para o retorno do vestibular. Destaca-se que diferentemente do longínquo ano de 2017 e do ano de 2019 (ano da primeira turma) muitos avançados podem ser observados:

• Concurso para docentes médicos realizado no ano de 2022

• Concurso para técnicos de laboratórios realizado no ano de 2022

• Construção de laboratórios

• Reforma de laboratórios

• Ampliação de espaços necessários ao curso

• Aquisição de equipamentos, materiais de consumo, simuladores e mobiliários

• Parcerias com o Sistema Único de Saúde

• Convênios para viabilizar o internato nas redes municipal e estadual de saúde, além de hospital privado


Comentários (0)