Começaram na terça-feira (29) os trabalhos de recuperação asfáltica e revitalização de sinalização da BR-060/452/GO
Cobrança de pedágio ocorrerá só após um ano da conclusão dos trabalhos iniciais previstos

Em evento realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, Ministério dos Transportes e a concessionária Rota Verde Goiás, deu-se início às atividades com a concessão do trecho. O marco foi celebrado por autoridades locais, estaduais e federais, com destaque para o lançamento do plano de 100 dias e o anúncio de R$ 7 bilhões em investimentos.
Com extensão que integra um dos maiores corredores logísticos do agronegócio do país, a concessão representa um passo importante para a infraestrutura de Goiás. O contrato prevê 31,12 km de duplicações e 122,75 km de faixas adicionais, além da construção de 14 passarelas, 11 passagens de fauna, 36 novas paradas de ônibus e um Ponto de Parada e Descanso para motoristas profissionais. Ao longo dos 30 anos de concessão, estima-se a geração de 58 mil empregos diretos, indiretos e por efeito-renda, impulsionando o desenvolvimento regional.
Trabalhos iniciais e Plano de 100 dias
Os trabalhos iniciais, previstos para serem entregues em até 12 meses, começam a contar a partir de hoje. A Rota Verde Goiás inicia suas atividades com o Plano de 100 dias, com foco em ações emergenciais que trarão melhorias visíveis nos primeiros meses de operação. O plano prevê recuperação asfáltica, revitalização da sinalização vertical e horizontal, roçagem da vegetação e pintura das pistas. As intervenções foram mapeadas em parceria pela ANTT, DNIT, Polícia Rodoviária Federal e prefeituras locais, visando aumentar a segurança viária e reduzir os índices de acidentes em pontos críticos.
O presidente da concessionária, Vaney Iori, afirmou que a empresa está comprometida em transformar rapidamente a realidade da rodovia. “O plano de 100 dias abrange inúmeras intervenções emergenciais importantes. Em pouco tempo já conseguiremos ampliar consideravelmente a segurança viária e reduzir os índices de acidentes”, destacou.
Compromisso com a fiscalização e transparência
Durante a cerimônia, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Sampaio, reforçou o papel da Agência na fiscalização do contrato e acompanhamento das obras: “Posso garantir que a ANTT, que participou ativamente da elaboração do plano de 100 dias, vai acompanhar de perto os trabalhos iniciais e garantir que os R$ 7 bilhões de investimentos previstos sejam entregues à população de acordo com o cronograma”.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, também destacou a importância da concessão para a logística nacional. “A chegada da nova concessionária em uma das regiões mais pujantes do agronegócio do país é aguardada por todos. Uma região que produz tanto precisa de rodovias que acompanhem essa prosperidade, para movimentar riquezas com melhores condições, segurança e modernidade”, afirmou.
Investimentos condicionados ao desempenho e demanda
Além das duplicações já previstas, o contrato possui cláusulas que condicionam a ampliação da infraestrutura ao aumento do volume de tráfego. Sempre que o fluxo de veículos atingir determinados patamares, gatilhos automáticos acionam a obrigação de novas duplicações, garantindo a fluidez e a segurança da rodovia conforme a demanda cresce.
Pedágio só após as melhorias
A cobrança das tarifas de pedágio só terá início após a conclusão dos trabalhos previstos nos 12 primeiros meses de concessão, garantindo que os usuários tenham acesso a uma rodovia mais segura e estruturada antes da cobrança pelos serviços.
Com foco na infraestrutura moderna, na fluidez do tráfego e no fortalecimento da economia local, a nova concessão da BR-060/452/GO é parte do esforço do Governo Federal para ampliar os investimentos em corredores logísticos estratégicos, contribuindo para um transporte mais seguro, eficiente e sustentável em todo o Brasil.
A ANTT está empregando esforços em diversas frentes para melhorar a infraestrutura logística do agronegócio brasileiro. O próximo passo é a concessão da Rota Agro (BR-060/364/GO/MT), ligando Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT). São rodovias por onde passam grande parte da riqueza produzida no país.
O evento contou com a presença do diretor geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio; do Ministro dos Transportes, Renan Filho; do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela; do prefeito de Rio Verde, Wellington Carrijo, e do prefeito de Itumbiara, Dione Araújo, entre outras autoridades que celebraram a iniciativa como um marco para o desenvolvimento da região e melhoria na qualidade de vida da população lindeira à rodovia.
Fonte: Coordenação Geral de comunicação da ANTT
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